Estrutura

A “Universidade Coelho” é um curso de Gestão do Varejo, direcionado para o Segmento de varejo de materiais de construção , subdivididos nos seguintes módulos:

MÓDULO I – GESTÃO MERCADOLÓGICA

1 – PLANEJAMENTO NO VAREJO
2 – MAPA ESTRATÉGICO
3  – PLANEJAMENTO DE VENDAS
4 – ESTABELECENDO METAS
5 – ESTABELECENDO METAS
6 – TÉCNICAS DE VENDAS
7 – AGREGANDO VALOR
8 – PÓS VENDA
9 – PDV VIRTUAL

O Varejo é uma dessas áreas de atuação que tem como principal característica a preocupação com a maneira em que se comunica com o consumidor, não se preocupando especificamente com as marcas ou os produtos, antes focando em estratégias de promoção de vendas nos seus pontos, criando uma relação cordial entre loja e consumidor, buscando a satisfação do mesmo em relação às necessidades de produtos/serviços. Entender as necessidades desse público não é simples; é necessário compreender seus anseios, desejos e vontades. Mais importante, é preciso saber o que motiva o consumidor a escolher uma dentre tantas opções que aparecem atualmente em relação à maioria dos produtos e serviços existentes.

MÓDULO II - GESTÃO DE PESSOAS

1 1 – GESTÃO DE PESSOAS – CONCEITO
2 – A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
3 – C.H.A – O PILAR DA COMPETÊNCIA.
4 – FATORES QUE INTERFEREM NA RELAÇÃO DE TRABALHO
5 – CAPITAL INTELECTUAL
6 – GESTÃO DO CONHECIMENTO
7 – MOTIVAÇÃO
8 – O NOVO MODELO DE LIDERANÇA

Hoje o grande diferencial e principal vantagem competitiva das organizações decorrem das pessoas que nelas trabalham. Os lojistas que querem ter melhores resultados em vendas, devem atuar como líderes desenvolvedores de equipes, pois somente pessoas proativas e empreendedoras são comprometidas e capazes de gerar e fortalecer a inovação e de produzir, vender, servir ao cliente, tomar decisões, liderar, motivar, comunicar, supervisionar, gerenciar e dirigir os negócios das empresas.

MÓDULO III - PLANEJAMENTO NO VAREJO

1 – PLANEJAMENTO NO VAREJO
2 – MAPA ESTRATÉGICO
3 – INICIATIVAS ESTRATÉGICAS
4 – DESDOBRAMENTO DAS ESTRATÉGIAS
5 – ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
6 – PREVISÃO DE VENDAS
7 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
8 – ESTABELECENDO METAS
9 – ESTABELECENDO METAS
10 – TÉCNICAS DE VENDAS
11 – AGREGANDO VALOR
12 – PÓS VENDA
13 – PDV VIRTUAL

O planejamento estratégico é fundamental para o sucesso no varejo, e se bem aplicado pode servir como uma grande ferramenta para o gestor empresarial, tornando a empresa mais competitiva, mas precisa ocorrer de forma permanente. As energias e esforços precisam ser focados em um objetivo e todos os integrantes da organização devem estar engajados. É preciso que o gestor conheça cada elemento do plano estratégico, seus limites e funções, e ser flexível para perceber erros e corrigi-los para um bom andamento de seu planejamento estratégico.

MÓDULO IV – GESTÃO CONTÁBIL

1 – CONCEITO DE CONTABILIDADE
2 – SIMPLES NACIONAL
3 – TRIBUTOS
4 – REGIME DE TRIBUTAÇÃO
5 – SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
6 – NOTA FISCAL ELETRÔNICA
7 – ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL
8 – ICM – RJ
9 – OBRIGATORIEDADE DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Todo empreendimento de sucesso necessita ter o seu sistema de informações adequado, por tanto se faz necessário que tenha um controle interno confiável, para geração de relatórios e/ou informações para sua tomada de decisão. Um setor que pode suprir e ajudar nesta missão é a contabilidade. Essa ferramenta gerencial é a grande responsável pelo direcionamento principalmente das pequenas e médias empresas, nas funções administrativas , fiscais e para o planejamento estratégico e tributário de qualquer instituição, pois só assim poderá garantir além de sua sobrevivência, a melhoria e crescimento da organização.

MÓDULO V – PRECIFICAÇÃO

1 – PRECIFICAÇÃO
2 – ANÁLISE DE CUSTOS
3 – SALÁRIOS ANÁLISE DE CUSTOS
4 – CUSTO DE MERCADORIA
5 – OUTROS CUSTOS E DESPESAS VARIÁVEIS
6 – FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
7 – MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
8 – PONTO DE EQUILÍBRIO

Um dos maiores desafios encontrados pelas organizações, refere-se à formação de preços. De um lado estão os clientes, que buscam produtos de alta qualidade pelo menor preço e, de outro, estão as empresas, que desejam vender pelo maior preço ao menor custo possível. Além do preço, outras variáveis influenciam na decisão de compra do consumidor como, percepção de valor, estrutura de mercado e ciclo de vida do produto. Estas variáveis devem ser exploradas, criando-se estratégias de apreçamento que sejam flexíveis às evoluções do mercado, de modo a explorá-lo ao máximo e minimizar os efeitos negativos da tomada de decisão.

MÓDULO VI - GESTÃO DE CATEGORIA E LOGÍSTICA

1 – LOGÍSTICA NO VAREJO
2 – LOGÍSTICA DE ARMAZENAMENTO, DISTRIBUIÇÃO E ESTOQUE
3 – GESTÃO DE ESTOQUE
4 – ESTRUTURA DE ARMAZENAGEM
5 – ENDEREÇAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
6 – LAYOUT DO ARMAZÉM
7 – INVENTÁRIO

O Gerenciamento de Categoria não é uma ferramenta exclusiva e pode ser implantada em empresas de qualquer porte. Ao analisarmos o GC, pode-se concluir que além de ser muito interessante, traz maior conhecimento do perfil do cliente e o seu comportamento diante da gôndola e é uma das ferramentas que pode trazer um crescimento expressivo às empresas que optarem por sua implantação.